Thursday, September 28, 2006




1) O carro é um exemplo de aproprição, por sua utilidade ser substituída por "status" social. O carro passa de um simples meio de transporte(se formos analisar sua real utilidade) é sofre uma apropriação e acaba fazendo parte da pessoa que o usa. Esse fenômeno, pode ser chamado de fetichismo da mercadoria.

O avião pode ser considerado uma forma de desvio. ele foi projetado com o princípio de facililtar a vida humana, para diminuir o tempo das viagens e aceleração da informação também. Entretanto ele foi utilizado na primeira e segunda guerra mundial para extermínio de pessoas, fato esse que acarretou no suícidio de seu inventor, o brasileiro, Santos Dumont. Obs: Este ano fazem cem anos do primeiro vôo do 14 bis.





O minigame é um exemplo de de despesa improdutiva, porque ele só tem a finalidade de distrair o seu usuário. Para jogar no minigame é preciso comprar pilhas e as fitas, um gasto sem retorno. Este aparelho não te ajuda a construir uma idéia nova ou um jogo novo. serve apenas como passatempo exatamente como os passatempos devem ser, ou seja, sem que se precise usar a mente constante pensamento.


2) Visitar http://www.facom.ufba.br/ciberespesquisa/cyberpunk http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u82447.shtml http://www.trendmicro.com/br/about/news/pr/archive/2003/pr020403.htm http://www.comciencia.br/reportagens/internet/net10.htm
Olhar arquivo de páginas hackeadas Olhar entrevista com o grupo PIRATES OF NETWORK Olhar entrevista com o delegado da PF sobre crimes virtuais.
http://www.astalavista.com
buscador underground
3) Responder de acordo c/ o observado em (2)
a) Como a atividade de hackers e crackers é refletida pela ideologia cyberpunk?
b) A atividade dos cyberpunks é necessária à cibercultura? Explique.

a)A internet nada mais é do que o reflexo da nossa sociedade;muito para poucos, e nada pro resto.Com a vigência do monopólio da informação, pelos oligopólios, sem que essas empresas façam a disribuição devida a quem não tem acesso a informação por não ter computador, ou não ter dinheiro, acarreta na subversão da informação. Os responsáveis pela distribuição livre da informação são oa hackers e crackers(partindo da premissa ética).Eles fazem parte da cultura cyberpunk que prega a cultura livre e a disposição de todos. Os crackers e hackers tem a função de libertadores da informação,que nos nossos dias, equivale a poder e dinheiro.

b) Completamente. Se não houvessem esses "heróis", as informações ,que são o novo capital
ficaria á mão de uns poucos aristocráticos monopolistas,que enriqueceriam mais do que o necessário privando a população em sua maioria de usufruir dos mesmos direitos contrariando as constituições modernas regentes dos países pós revolução industrial, baseadas no iluminismo, seguidoras do lema " Liberdade, Igualdade e Fraternidade".Mas como a elite sempre burla a lei a fim de perpetuar seus interesses, surgem "os libertadores da informação" ,para trazer uma eqüidade nesse processo, e ainda são marginalizados por isso.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home