Thursday, September 28, 2006




1) O carro é um exemplo de aproprição, por sua utilidade ser substituída por "status" social. O carro passa de um simples meio de transporte(se formos analisar sua real utilidade) é sofre uma apropriação e acaba fazendo parte da pessoa que o usa. Esse fenômeno, pode ser chamado de fetichismo da mercadoria.

O avião pode ser considerado uma forma de desvio. ele foi projetado com o princípio de facililtar a vida humana, para diminuir o tempo das viagens e aceleração da informação também. Entretanto ele foi utilizado na primeira e segunda guerra mundial para extermínio de pessoas, fato esse que acarretou no suícidio de seu inventor, o brasileiro, Santos Dumont. Obs: Este ano fazem cem anos do primeiro vôo do 14 bis.





O minigame é um exemplo de de despesa improdutiva, porque ele só tem a finalidade de distrair o seu usuário. Para jogar no minigame é preciso comprar pilhas e as fitas, um gasto sem retorno. Este aparelho não te ajuda a construir uma idéia nova ou um jogo novo. serve apenas como passatempo exatamente como os passatempos devem ser, ou seja, sem que se precise usar a mente constante pensamento.


2) Visitar http://www.facom.ufba.br/ciberespesquisa/cyberpunk http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u82447.shtml http://www.trendmicro.com/br/about/news/pr/archive/2003/pr020403.htm http://www.comciencia.br/reportagens/internet/net10.htm
Olhar arquivo de páginas hackeadas Olhar entrevista com o grupo PIRATES OF NETWORK Olhar entrevista com o delegado da PF sobre crimes virtuais.
http://www.astalavista.com
buscador underground
3) Responder de acordo c/ o observado em (2)
a) Como a atividade de hackers e crackers é refletida pela ideologia cyberpunk?
b) A atividade dos cyberpunks é necessária à cibercultura? Explique.

a)A internet nada mais é do que o reflexo da nossa sociedade;muito para poucos, e nada pro resto.Com a vigência do monopólio da informação, pelos oligopólios, sem que essas empresas façam a disribuição devida a quem não tem acesso a informação por não ter computador, ou não ter dinheiro, acarreta na subversão da informação. Os responsáveis pela distribuição livre da informação são oa hackers e crackers(partindo da premissa ética).Eles fazem parte da cultura cyberpunk que prega a cultura livre e a disposição de todos. Os crackers e hackers tem a função de libertadores da informação,que nos nossos dias, equivale a poder e dinheiro.

b) Completamente. Se não houvessem esses "heróis", as informações ,que são o novo capital
ficaria á mão de uns poucos aristocráticos monopolistas,que enriqueceriam mais do que o necessário privando a população em sua maioria de usufruir dos mesmos direitos contrariando as constituições modernas regentes dos países pós revolução industrial, baseadas no iluminismo, seguidoras do lema " Liberdade, Igualdade e Fraternidade".Mas como a elite sempre burla a lei a fim de perpetuar seus interesses, surgem "os libertadores da informação" ,para trazer uma eqüidade nesse processo, e ainda são marginalizados por isso.

Monday, September 25, 2006

Mediação



Eu remediei o jogador Ronaldinho Gaúcho por ser uma figura muito popular .

1-a) A remidiação por mim escolhida, foi a caricatura desse jogador.De vantagem, ela apresenta a facilidade de conexão da pessoa em que está vendo o desenho identifica na hora de quem está se tratando,pois suas características físicas mais marcantes, são exageradas para chamar a atenção para prender a atenção do expectador. As desvantagens, fcam a cargo da desfiguração da realidade que a caricatura provoca. Se existe alguém, que ainda não conhece o Ronaldinho, pode pensar, que ele seja da mesma forma com que ele foi retratado no desenho,causando uma confusão.

b) È compreendida como imediação. As características físicas representadas na caricatura do Ronaldinho, chama a atenção fazendo com que o expectador fique atento à figura ali rapresentada.

c) A mediação funciona de uma forma original.Essa mediação tem por característica marcante o humor, causador esse, de uma sensação diferente nas pessoas.Normalmente a imagem passada a todos é a forma como o desenhista representa a personagem.Depois nós começamos involuntariamente a notar as peculiaridades notadas pelo desenhista.

2) Exemplo de convergência de mídias: www.radiocom.org.br . Nesse sítio você pode ouvir a programação da rádio clicando num link.

Exemplo de Hipermídia: www.carosamigos.com.br . Esse sítio, além de conter hipertextos, contém vídeos, curtas- metragem disponíveis ao internauta.

Exemplo Multimídia: www.globo.com.br Site mais completo. você encontra as mais diversas mídias. Hipertextos, fotos, vídeos, e pode ver programas ao vivo.

3) No primeiro exemplo dado não há uma interferência significante no modo como chega a mensagem ao ouvinte da rádio através da internet, porque simplesmente só se ouve a rádio, com a vantagem de qualquer pessoa do mundo possa ouvi-la. No segundo exemplo já há uma interferência significativa na recepção da mensagem, pois os vídeos e textos complementares colaboram para uma melhor compreensão da mensagem passada ao internauta. O terceiro tipo, é o mais completo de todos. Além de conter todos os meios de hipermídia, ele consegue tudo isso quase em tempo real, usando todos os meios de mídia, seja escrita, auditiva, fotográfica ou visual.